Esgoto sem tratamento: Estação de Tratamento de Taquaritinga é vandalizada e cidade despeja efluentes no Ribeirão dos Porcos

Compartilhe esta notícia:

Vândalos invadem e destroem estação de tratamento, deixando a cidade, sem tratamento de esgoto e despejando efluentes no meio ambiente.

A cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo, enfrenta um grave problema ambiental após há estação de tratamento de esgoto ter sido invadida e vandalizada por criminosos. Há quase uma semana, todo o esgoto produzido pela cidade de 52,2 mil habitantes tem sido despejado diretamente no Ribeirão dos Porcos, um afluente do Rio Tietê.

Estação deixa de tratar esgoto em Taquaritinga, SP, após ser alvo de vândalos — Foto: Reprodução/EPTV

A estação de tratamento, que passou por uma obra de modernização de R$ 7 milhões financiada pelo governo estadual nos últimos três anos, tinha previsão de ser reinaugurada oficialmente em outubro. No entanto, a estrutura foi alvo de vandalismo antes que isso pudesse acontecer.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga (Saaet) está trabalhando para amenizar os danos, estimados inicialmente em R$ 1,5 milhão, e tentando colocar a estação em funcionamento, ainda que de maneira provisória. No entanto, não há uma previsão para quando a situação será resolvida.

Vândalos destruíram equipamentos de estação de esgoto em Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV

A invasão ocorreu durante a noite, quando criminosos furtaram objetos como aparelhos de ar-condicionado, geladeira e ventiladores, além de equipamentos vitais para o funcionamento do sistema de tratamento, como painéis de controle, gerador, sistemas de queimadores de gás e sistema de monitoramento. Além disso, eles deixaram pichações nas paredes.

O prejuízo é significativo para a cidade e sua população. Atualmente, todo o esgoto produzido está sendo lançado in natura no Ribeirão dos Porcos, representando uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública.

Foto mostra como ficou estação de tratamento de esgoto após invasão em Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV

O Saaet informou que equipes estão trabalhando incansavelmente para restaurar a operação da estação de tratamento. A Polícia Civil investiga o crime e está analisando imagens das câmeras de segurança para identificar os suspeitos.

A modernização da estação de tratamento tinha como objetivo melhorar a qualidade da água destinada ao Ribeirão dos Porcos, elevando seu nível de pureza de 80% para 90%. A obra contou com recursos do Desenvolve São Paulo, do governo estadual. A reinauguração da estação permanece planejada para o mês de outubro, mas os eventos recentes lançaram incerteza sobre esse cronograma.

Estação de Tratamento de Esgoto de Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Compartilhe esta notícia: